WING CHUN IP MAN


Referencia bibliográfica: PINHEIRO, Rubens. Wing Chun - O Kung Fu de Ip Man - São Paulo - 2012.
A História descrita a seguir, registra a origem do Wing Chun Kung Fu pelo Grande Mestre Ip Man (Muitas vezes chamado por Yip Man).



A fundadora do Sistema Wing Chun é a Senhora Yim Wing Chun, era nativa de Cantão, sul da China. Ela era uma jovem muito inteligente e atlética, honesta e sincera. Sua mãe faleceu logo após seu noivado com Leung Bok Chau, um comerciante de sal de Fukien. Seu pai, Sr. Yim Yee, foi injustamente acusado de um crime e, correndo risco de ser preso, conseguiu fugir, foi morar no sopé da montanha Tai Leung, perto da fronteira entre as províncias Yunan e Sichuan. Lá ganhavam a vida vendendo queijos e qualhada de soja.

Durante o reinado do Imperador K’ang shi da dinastia Ching (1662 – 1722) a arte marcial do templo Siu Lam (Shaolin) de Honan tornou-se muito forte. Temendo represarias o governo Manchu (que tinha invadido e tomado a China), enviou tropas para atacar o Mosteiro. Não obtendo sucesso, homem chamado Chan Wai Man, recém nomeado pelo exército, sugeriu um plano.

Prenderam o monge Ma Ning Yee e outros, e foram forçados a trair seus companheiros, e atearam fogo no mosteiro enquanto os soldados atacavam do lado de fora. O templo Siu Lam foi totalmente queimado e destruído e alguns monges e discípulos conseguiram fugir do massacre. Entre eles foram: Ng Mui, Chi Shin, Pak Mei, Fung To Tak e Mil Hin, e cada um seguiu caminhos diferentes.

Ng Mui refugiou-se no Templo da Garça Branca na montanha Tai Leung. Foi lá que ele conheceu Yim Yee e sua filha Wing Chun, quando descia ao sopé da montanha para comprar produtos de suas necessidades. Aos quinze anos, com os cabelos presos, como era costume na época para mostrar que estava prometida para se casar, Wing Chun com sua beleza atraiu a atenção de um valentão local. Ele tentou tomá-la a força para casar-se com ele, e suas ameaças tornaram-se uma grande preocupação para seu pai. Ng Mui soube disso e teve compaixão de Wing Chun, e ele concordou ensinar a Wing Chun técnicas de luta para que ela pudesse se proteger. Wing Chun foi com Ng Mui para a montanha e começou a aprender o Kung Fu. Ela treinou noite e dia, até dominar as técnicas. Então ele desafiou o valentão e o venceu com grande facilidade.

Depois Ng Mui viajou por todo o país, mas antes de partir, disse à Wing Chun para honrar as tradições do Kung Fu, e desenvolver o seu Kung Fu após o casamento, e para ajudar as pessoas a derrubarem o governo Manchu e restaurar a dinastia Ming.

Após o casamento Wing Chun ensinou o Kung Fu para seu marido Leung Bok Chau. Como uma homenagem a esposa nomeou o a nova arte como “Wing Chun Kuen” (Arte Marcial de Wing Chun). Ele, por sua vez passou as técnicas para Leung Lan Kwai. Leung Lan Kwai ensinou a Wong Wah Bo. Wong Wah Bo era membro de uma trupe de ópera a bordo de um barco, conhecido como “Junco Vermelho. Wong trabalhou no Junco Vermelho com Leung Yee Tei. O monge Chi Shin, um dos sobreviventes do templo Siu Lum, disfarçou-se de um cozinheiro e foi trabalhar no Junco Vermelho. Chi Shin ensinou as técnicas de bastão para Leung Yee Tei. Wong Wah Bo e Leung Yee Tei compartilharam os conhecimentos sobre o Kung Fu que sabiam. Juntos, eles melhoram suas técnicas e incorporaram a técnica de bastão “Luk Dim Boo Gwan” (Bastão de Seis Pontos e Meio) no Sistema Wing Chun. Leung Yee Tai passou seus conhecimentos para Leung Jan, um médico conhecido de plantas medicinais de Foshan. Leung Jan desvendou os segredos mais íntimos do Wing Chun Kung Fu, e alcançou um alto grau de proficiência. Muitos mestres de Kung Fu vinham desafiá-lo, e todos foram derrotados. Leung Jan ficou muito famoso. Mais tarde, ele passou o Wing Chun Kung Fu para Chan Wah Shun, que ensinou a mim e aos meus irmãos mais velhos de Kung Fu, como Ng Siu Lo, Ng Chung So, Chan Yu Min e Lui Yu Jai, esses foram seus alunos.

Posteriormente pude aprender com Leung Bik, filho mais novo de Leung Jan, com o qual, me aprofundei nos estudos mais avançados do Wing Chun Kung Fu.

Dessa forma, posso dizer que o Sistema Wing Chun nos foi passado de linha sucessória direta desde sua origem. Eu registro a história do Sistema Wing Chun em memória dos meus respeitados precursores. Sou eternamente grato a eles por me confiarem suas habilidades. Um homem sempre deve pensar na origem da água que bebe, este é o sentimento compartilhado que mantém nossos irmãos Kung Fu juntos.
Ip Kai Man


Referencia bibliográfica: PINHEIRO, Rubens. Wing Chun - O Kung Fu de Ip Man - São Paulo - 2012.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

GM RUBENS PINHEIRO

GM SAMUEL KWOK